Main menu

O Goju-Ryu

O Goju-Ryu Karate-Do foi fundado nos finais de 1920 pelo Sensei Chojun Myiagi. Ele nasceu a 25 de Abril de 1888, em Naha, Okinawa, tendo vindo a falecer em Outubro de 1953. O seu instrutor foi o Sensei Kanryo Higaonna, o fundador do Naha-Te. Kanryo Higaonna nasceu a 10 de Março de 1853, tendo falecido em 1915, aos 63 anos. Em 1868, quando tinha 16 anos, foi para Fuzhou, na China, para estudar artes marciais com o mestre Ryu Ryu Ko. Após treze anos regressou a Okinawa (1881) onde começou a ensinar a arte marcial que tinha aprendido e que se tornou conhecida por Naha-Te.

Após a sua morte, o seu sucessor foi o Sensei Chojun Myiagi. Chojun Myiagi trabalhou arduamente para difundir o karate pela ilha de Okinawa e Japão. Ele sistematizou o ensino do karate, o que possibilitou o seu ensino em escolas.

An'ichi Myiagi, seguidor do Sensei Chojun Myiagi, nasceu em Fevereiro de 1931, em Naha. Ele iniciou o seu treino em Fevereiro de 1948, aos 17 anos, tendo-se tornado o "uchi-deshi" (discípulo privado) do Sensei Chojun Myiagi. Faleceu em 2009.

O Sensei Morio Higaonna nasceu a 25 de Dezembro de 1938 e começou a treinar Karate aos 15 anos, sendo aluno do Sensei An'ichi Myiagi desde os 16 anos. Ele é o instrutor-chefe internacional da I.O.G.K.F. e é considerado um dos mestres mais credenciados e de maior reputação em todo o mundo.

 

linhagem

 

IOGKF

O International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation (IOGKF) foi fundada em julho de 1979 pelo Sensei Morio Higaonna. O IOGKF foi criado com o objectivo de proteger e preservar o karate tradicional de Okinawa Goju-Ryu como um tesouro cultural imaterial, na sua forma original, e difundir esta arte por todas as nações do mundo. O IOGKF foi formado com o apoio e respaldo de Miyagi Ken (quarto filho do fundador da Goju-Ryu - Chojun Miyagi), An'ichi Miyagi (sucessor Chojun Miyagi) e alunos do último ano de vida de Chojun Miyagi.

Desde a sua formação, os ensinamentos do Sensei Morio Higaonna foram difundidos ao redor do mundo, e o IOGKF tem agora mais de 50 países filiados em todo o mundo. Ao longo do ano são realizados seminários de formação - Gasshuku, realizados em vários países, para assegurar a transmissão de técnicas corretas e a promover a amizade e partilha entre os membros.

Em setembro de 2007, Higaonna Sensei recebeu de 10.º dan (o mais alto posto no karate), bem como um certificado especial assinada por Miyagi Sensei An'ichi (sucessor de Goju-Ryu) e Shuichi Aragaki Sensei, ambos os quais são alunos diretos de Chojun Miyagi Sensei. Este reconhece-o como um sucessor na linha direta descendente de Miyagi Chojun Sensei.

Hoje, o IOGKF é tão dedicado ao seu propósito inicial, como foi em 1979. O IOGKF representa a filosofia original do fundador do Goju-Ryu - "Bushi" Chojun Miyagi. e com isso em mente, Higaonna Sensei relembra que é importante para nós dedicarmos à melhoria e desenvolvimento de Goju-Ryu Karate através de um treino diligente, para que desse modo seja possivel vir a compreender a verdadeira essência da nossa arte.

 

APOGK

A Associação Portuguesa de Okinawa Goju-ryu Karate-do (APOGK) foi fundada em 1982 e é uma associação filiada na IOGKF (International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation).


Tem como objectivos:
1. Divulgar e promover a prática de Okinawa Goju-Ryu Karate-Do como actividade formativa e modalidade desportiva, bem como proteger o seu bom-nome, através da instauração dos procedimentos legais aplicáveis contra quem a ofender.
2. Realizar e participar em estágios, torneios e campeonatos nacionais e regionais. 3. Realizar e homologar exames de graduação.
4. Desenvolver relações de cooperação e outras, com associações afins, nacionais ou estrangeiras, designadamente, através da adesão a federações ou uniões.
5. Zelar pelos interesses dos seus associados.
6. Divulgar a prática de outras modalidades desportivas.

 

 

Mestres



Da esquerda para a direita: Sensei Bakkies Laubscher (8º Dan) - Instrutor Chefe da África do Sul, Sensei Moiro Higoana (10º Dan) - Mestre Supremo da IOGKF e Sensei Terauchi Kazuo (8º Dan) - Conselheiro Técnico da IOGKF.

 



Da esquerda para a direita: Sensei Masakazu Kuramoto (6º Dan), Sensei Carlos Gracio (5º Dan) - Resonsável Técnico do Évora Dojo e Sensei Jorge Monteiro (8º Dan) - Instrutor Chefe de Portugal da IOGKF.

 

 

O Sensei Moiro Higoanna

 

Links

IOGKF - International Okinawa Goju-Ryu Karate-do Federation

APOGK - Associação Portuguesa de Okinawa Goju-Ryu Karate-do

FNKP - Federação Nacional de Karate

WKF - World Karate Federation

 

Dojos

Dojo Campos

Budo Dojo

Budokenkyu-kai

Dojo Sakura - Goju-Ryu - Sobrado

 

 

Last modified onquarta-feira, 10 fevereiro 2016 00:15
back to top